Brasília

Brasília é uma cidade “diferente”, mas, ao mesmo tempo, toda “igual”...

Todos que chegam à nossa Capital Federal pela primeira vez, impressionam-se com sua composição peculiar: com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e urbanístico de Lúcio Costa, possui estrutura urbanística distribuída por setores e apresenta quadras residenciais e comerciais padronizadas. Além disso, foi agraciada com monumentos e prédios públicos de arquitetura moderna e traços e formas inovadoras. Um passeio por diferentes pontos da cidade através de suas largas avenidas, chamadas de eixos, permite a apreciação da arquitetura e dos mosaicos de Athos Bulcão, do paisagismo de Burle Marx, das esculturas de Bruno Giorgi e Alfredo Ceschiatti, além dos vitrais de Marianne Peretti.

A criação de Brasília cumpriu uma antiga determinação constitucional de transferir a administração do Brasil para uma cidade no Planalto Central, após duas capitais com localização litorânea. Dessa forma, Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960, pelas mãos do então Presidente da República Juscelino Kubitschek, para substituir o Rio de Janeiro como Capital Federal. A fundação de Brasília tornou realidade um antigo sonho de Dom Bosco, em 1883, no qual previa o nascimento de uma civilização próspera entre os paralelos 15º e 20º Sul.

Brasília é detentora da maior área tombada do mundo: impressionantes 112,25 km²! No dia 7 de dezembro de 1987, foi inscrita pela UNESCO na lista de bens do Patrimônio Mundial, ocasião na qual ganhou o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, e tornou-se o único bem contemporâneo a merecer essa distinção.

Em 2008, Brasília foi reconhecida como a Capital Americana da Cultura daquele ano, pelo IBOCC (Bureau Internacional de Capitais Culturais). Em concurso realizado com a participação popular, foram eleitas as 7 Maravilhas de Brasília (clique no link para mais informações):

  1. Catedral Metropolitana
  2. Congresso Nacional
  3. Palácio da Alvorada
  4. Palácio do Planalto
  5. Templo da Boa Vontade
  6. Santuário Dom Bosco
  7. Ponte JK

Brasília possui diversas categorias de turismo, como histórico-cultural, arquitetônico, cívico, de natureza, místico-religioso e de lazer e entretenimento.

Venha conhecer e se surpreenda!

 

Mais informações:

Secretaria Adjunta de Turismo do DF

http://www.turismo.df.gov.br/mais_pontos_turisticos

 

 

Use o seu leitor de QR Code e baixe um guia turístico de Brasília no seu smartphone, ou clique no link abaixo. 

Guia Turístico Brasília - QR Code

www.turismo.df.gov.br/guiaturistico